Tipos de Madeiras

O que é MDF?

MDF (Medium Density Fiberboard – Fibra de Média Densidade) é um produto ideal para a indústria de móveis, decoração, construção, indústria gráfica, automotiva, caixas de som, publicidade, stands, maquetes, etc.

Características
Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto é um Painel de média densidade constituído por fibras de madeira e resinas sintéticas, unidas por meio de calor e pressão.
É homogêneo em toda a sua superfície, o que permite melhor usabilidade e aplicação de revestimentos. Com características e consistência que o aproximam muito da madeira maciça. Possui superfícies suaves, praticamente sem imperfeições dando uma aparência de madeira maciça. Graças a sua resistência, estabilidade é possível obterem-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos, molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado. Proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira. O MDF é oferecido com as faces sem revestimento (in natura); com uma ou duas faces com revestimento melamínico (BP) ou finish foil (FF). O MDF é um produto desenvolvido especialmente para uso interior. O MDF sai da fábrica isento da presença de insetos, pois sua constituição forma uma barreira efetiva ao ataque da maioria de insetos furadores.

*as madeiras utilizadas na fabricação do MDF são o pinus e o eucalipto, obtidas através de reflorestamento, o que contribui para a preservação do meio ambiente.


O que é compensado?

Compensado é um material confeccionado a partir de madeira seca (naturalmente ou por secagem forçada em estufa própria), originária de reflorestamento ou não, sendo confeccionado por meio da colagem.

Características

Uma das maneiras em que pode ser encontrado é a de uma placa (de ótima resistência) formada por folhas de madeiras coladas umas às outras (várias camadas de lâminas).

Importante notar que os veios das folhas devem ser sempre dispostos em direções cruzadas uns aos outros, visando equilibrar tensões e reduzir riscos de empenamento

As madeiras utilizadas nos compensados em geral são pinho, cedro ou jequitibá.